segunda-feira, 25 de abril de 2016

Simbologia

A simbologia alquímica é bastante complexa e elementar. Os alquimistas desenvolveram os símbolos alquímicos com base em símbolos astrológicos e símbolos pagãos.

Na alquimia fala que o que existe no alto, também existe aqui em baixo, a expressão católica ( assim na terra com no céu ) veio de alquimistas, e para os alquimistas, o metal é a matéria que absorve bastante luz, o que é representado por símbolos diferentes. Para um alquimista, cada metal diferente representa uma energia cósmica que nos transmite poder e energia. Para tratarmos com mais precisão, colocaremos um símbolo astrológico para cada metal existente na terra, vejamos os principais.



Então na alquimia, o metal ouro é representado pelo simbolo do Sol pois é o metal que mais absorve luz dos demais. A prata é simbolizada pelo simbolo da Lua pelo brilho e pela tonalidade da cor. O mercúrio recebe o símbolo do planeta mercúrio por ser o planeta que gira mais rápido ao torno do Sol, mostrando a reação do metal com o calor. Cada metal representa um metal que absorve luz.

Na alquimia o praticante deve sempre ter em mente que "ser ouro" é apenas uma metáfora, e devemos nos igualar sempre ao ouro, para absorvermos a maior quantidade de luz.

Devemos transbordar amor por onde passarmos, sermos a pessoa mais alegre e disposta possível, ajudarmos sempre sem pedir algo em troca, pois com isso as pessoas ao nosso redor irá nos ver como alguém divino, ou com qualidades divinas... ouro = sabedoria

Somente aquele que pratica a transformação interior do seus elementos internos, pode originalmente se chamar de alquimista hermético. 

Existe também na alquimia o símbolo elementar como ja estudado anteriormente.


Acredita-se que com a união de todos elementos se faz o homem, mas a natureza original é a natureza que explica duas forças opostas criadoras, o Sol e a Lua. O sol influencia nos gases dos planetas, fazendo a criação de gases como oxigênio, nitrogênio,... Faz também o fogo nascer dos elementos gasosos ( ar e fogo ). A Lua ilumina a terra e traz fertilidade na terra assim como o Sol, porém com luz passivo ao em vez de luz radioativa. Ela também interfere na mare dos oceanos e na água do planeta terra. ( terra e água ).

Particularmente, o alquimista acredita que deus é o elemento ativo criador enquanto a deusa é o elemento receptor e transformador. O ar e o fogo são elementos dos quais não se pega e não se obtém. São elementos ativos e que sempre estão influenciando nos demais.
 São as mãos de deus... Já a água e a terra são elementos que não flutuam sem a influencia de outro, são elementos passivos. A terra absorve luz e proteínas enquanto a água absorve os nutrientes e os leva pelos rios a fora. São os pés de deus, que recebe o aspecto feminino e ser torna deusa.

Um alquimista acredita que deus em sí, é uma energia masculino e feminino ao mesmo tempo ( andrógeno ) mas que para criar vida precisa se dividir e separar-se em elementos menores e opostos. Um elemento é responsável por doar a vida, o outro oposto é responsável por absorve-lo e germina-lo para que o mesmo cresça.

Dentro da RosaCruz, usa-se o símbolo da água ( feminino ) em volta da cruz e da rosa, para simbolizar que para nascermos, necessitamos de um ventre ou cálice. Referência a deusa






Na maçonaria se usa muito o símbolo do fogo ( masculino ) com o olho que tudo vê dentro, para simbolizar o olho de deus ( deus é o Sol / fogo / masculino / elemento ativo ). Referente ao deus





O triangulo com olho também simboliza a manifestação de deus sob as 3 dimensões ( passado, presente e futuro ), pois o olho que tudo vê sabe do passado, do presente e do futuro já que representa o olho de deus.

Animais

Na alquimia, é comum encontrar imagens e desenhos com animais diferentes ao redor. O legal é que cada animal nas imagens estão representando algum elemento da natureza, pelo qual sua principal característica o define. Vejamos abaixo



A imagem acima mostra a roda da fortuna ( tarô ) e mostra ao lado de cada canto, um animal. Nesta imagem os animais estão representando os 4 elementos. O touro representa a terra, o leão representa o fogo, a ave representa o ar e o anjo representa a água. Na alquimia sempre o animal irá representar algum elemento.

O touro simboliza a terra pelo seu peso que te prende a terra e pelo seu caminhar, pois só anda na terra. O leão representa o fogo devido a sua característica, ele mata o outro animal para sobreviver. Assim como o fogo, o leão transforma e consome a sua volta para que ele possa viver e sobreviver. A ave representa o ar, devido ao domínio do céu e a liberdade para poder voar. O homem representa a água devido a água seminal. Na alquimia, o homem representa o elemento água devido ao orgasmo e o líquido que dele deriva, sendo considerado na alquimia algo de respeito e sagrado.

Vamos ver agora a esfinge. A esfinge foi criada para representar quase que a imagem acima. O simbolismo profundo da esfinge, não veio do Egito, e sim da suméria. A esfinge representa a união animalesca elementar. No Egito, a esfinge metade homem metade leão, representa o homem que se uniu ao fogo, pois como já aprendemos, o leão na alquimia simboliza o fogo, e é do Egito que grandes alquimistas antigos existiram. 


A ideia original de Esfinge é alquímica. Esfinge nada mais é do que um homem que evoluiu sua matéria ( ex: um homem que domina o ar será representado por um homem de asas, ou um homem metade águia ). Existem vários estilos de esfinge diferente, basta identificarmos o animal que esta unido ao homem e interpretar a imagem, vamos ver abaixo:

Esfinge homem, leão e águia

Esfinge homem e onça

Esfinge homem, cão e águia

Nenhum comentário:

Postar um comentário